terça-feira, 8 de março de 2016

A importância de saber história

Às vezes me deparo pensando em minha infância. Como eu gostava de jogar bola e empinar pipa - eram outros tempos, como eu já disse nesse post.

Como toda criança, ir pra escola não era um dos meus programas favoritos. "Precisa estudar pra ser um cidadão de bem e crescer na vida. Que diferença ao país você fará se não estudar?" - dizia meu pai.

Pra mim, eram só palavras. Porém, hoje eu entendo perfeitamente o que ele queria dizer. Claro que o clichê "estudar para ter um futuro melhor" não precisa ser explicado É bem óbvio que estudar abre portas e, apesar de não ser a única forma, é uma das formas mais garantidas de se ter boas oportunidades de crescer na vida e ter uma vida confortável, até mesmo com alguns luxos.

Porém, a outra frase que meu pai sempre repetia, talvez não seja tão óbvia. "Que diferença ao país você fará se não estudar?". "Talvez um pouco sonhador e ideológico", muitos podem pensar. Também pensei assim por algum tempo, mas hoje enxergo de forma diferente.

Lógico que existe uma interpretação lógica e racional para essa frase: estudando engenharia, vou poder colaborar com a sociedade construindo boas pontes; estudando odontologia, vou poder servir à sociedade cuidando de seus dentes, e assim por diante. Não digo aqui sobre trabalho voluntário. Todos cobram pelos seus serviços, mas se não houvessem dentistas no país, mesmo que você estivesse disposto a pagar, ainda assim você teria cáries e dor de dente. Enfim, claro que todos temos nossos papéis na sociedade.

Mas existe uma outra interpretação nessa frase. Lembro-me que odiava estudar história. "Pra que ficar estudando coisas que já aconteceram? Quem vive de passado é museu", costumava pensar. Até o dia em que proferi essa frase perto de meu tio e ele retrucou com a resposta mais óbvia de todas: "pra não repetir os mesmos erros".

Tomando como exemplo a situação política atual, acho que fica fácil entender o motivo pelo qual deveríamos todos estudar história. Mas acho que escrever aqui fica um pouco cansativo, por isso gostaria de recomendar a todos o canal do YouTube chamado "Se Liga Nessa História". Já deixei um vídeo abaixo para iniciar seu estudo de história e não se permitir cometer os mesmos erros no presente:



Esse canal fantástico é a minha sugestão para o seu feriado. Divirta-se estudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário